Type Here to Get Search Results !

Os 10 Benefícios do Ovo para Saúde

O ovo é um alimento rico em proteínas e vários outros nutrientes essenciais para uma saúde equilibrada. Dentre eles encontramos: vitamina D, fósforo, manganês, zinco, potássio, cálcio, ferro, ácido fólico e colina. Este último nutriente é especialmente importante para mulheres grávidas ou que estão amamentando já que a colina ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. Além desses nutrientes o ovo também é rico em antioxidantes, como o selênio.
Quais os benefícios do ovo para o nosso organismo.

Boa Viagem Noticias


Desmistificando alguns mitos comuns, comer ovo todo dia não aumenta a possibilidade de doenças cardiovasculares, na verdade o consumo do ovo traz grandes benefícios, como melhorar o desempenho do sistema imunológico e o funcionamento da tireoide, o ovo também prevenir coágulos sanguíneos e AVCs. Além disso, o ovo contém 20% das necessidades diárias de proteína e apresenta apenas 70 calorias por unidade.

1. Ovo melhora a saúde da visão
Estudos apontam que consumir ovos pode evitar a degeneração ocular, além de reduzir as chances de se desenvolver a catarata. Isso ocorre por causa de uma substância presente no ovo de luteína que zela pela saúde dos olhos.

2. Benefícios do ovo para o desenvolvimento muscular
Por ser rico em proteína o ovo ajuda na reconstituição muscular após os treinos de musculação, auxiliando tanto no seu crescimento quanto em sua manutenção. O ovo também ajuda a emagrecer sem deixar o corpo flácido. Os nutrientes que trazem esses benefícios são encontrados principalmente na clara do ovo que contém apenas 15 calorias já que não contém gordura nem colesterol. Mas lembre-se sempre de não descartar a gema totalmente, nela é que estão a maior parte dos nutrientes do ovo.

3. Benefícios do ovo no emagrecimento
Alguns estudos recentes apontam que pessoas que optam por comer ovos pela manhã no lugar de pães ou outros tipos de carboidratos apresentam resultados melhores em sua dieta, além de apresentar maior redução nas medidas da cintura e da gordura corporal.

4. Ovo é rica fonte de colina
Como já foi mencionado, a colina contida no ovo é um nutriente importantíssimo principalmente para as gestantes e lactantes, essa substância ajuda na formação e regulação do sistema nervoso, do cérebro e do sistema cardiovascular. Uma gema de ovo apresenta aproximadamente 300 microgramas de colina. A colina é um nutriente essencial para o funcionamento normal das células.

5. Benefícios do ovo contra o câncer
As propriedades antioxidantes, como o triptofano e a tirosina, do ovo ajudam a reduzir o risco de se desenvolver o câncer, além de também prevenir doenças cardiovasculares, por causa da colina o risco de câncer de mama é reduzido em cerca de 24%. Entretanto ferver ou fritar os ovos faz com que parte dessas propriedades sejam perdidas.

6. Benefícios do ovo para a saúde do coração
Antigamente acreditava-se que os ovos podiam aumentar o colesterol e trazer malefícios para o coração se consumido em grandes quantidades, hoje pesquisas já apontam que ingerir até dois ovos por dia não traz nenhum dano ao coração e nem altera as taxas de colesterol, comer ovos diariamente pode até mesmo melhorar o perfil da gordura corporal.

7. Ovo é fonte de Vitamina D
A vitamina D é sintetizada no organismo pela luz solar, o ovo é um dos poucos alimentos que apresentam naturalmente essa vitamina em suas propriedades nutricionais.

8. Benefícios do ovo para o cérebro
Mais uma vez a colina presente no ovo mostra seus benefícios, esse integrante do complexo de vitamina B ajuda na formação de novos neurônios e é fundamental para a saúde do cérebro. Consumir ovos adequadamente diminui o risco de desenvolver doenças degenerativas como o Mal de Parkinson e o Alzheimer. A grande parte dos outros nutrientes dos ovos são importantes para o cérebro, entre eles podemos destacas os ácidos graxos ômega-3 e a vitamina B12 que ajudam a aumentar o volume cerebral e a vitamina D que serve como moduladora no desenvolvimento do cérebro.

9. Benefícios do ovo para as unhas e cabelos
Os ovos possuem alta quantidade de enxofre e outros minerais que ajudam a manter cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis, podendo também acelerar seu crescimento. Algumas pessoas utilizam máscaras com ovo nos cabelos, geralmente misturando um ovo cru com uma colher de azeite, essa mistura pode ser aplicada no cabelo todo, após o enxague (cerca de 30 minutos após a aplicação) o cabelo pode ser lavado normalmente e em seguida se percebe um cabelo mais sedoso e macio.

10. O consumo de ovo limpa a pele e evita a acne
A clara dos ovos são utilizadas para retirar o excesso de oleosidade da pele e diminuir a quantidade de poros, ajuda também a reduzir a acne, manchas e cicatrizes.

11. Benefícios do ovo para uma gravidez saudável
Como já vimos o ovo contém uma substância importante para mulheres grávidas, a colina, que auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso no feto. Mas o ovo também proporciona uma nutrição adequada para evitar várias doenças crônicas e mentais que podem afetar o bebê.

12. Comer ovos fortalece os ossos
Os ovos são ricos em vitamina D, fósforo e cálcio, o cálcio é fundamental para a formação e manutenção do tecido ósseo e a vitamina D presente no ovo faz com que o cálcio seja melhor absorvido no intestino, o fósforo atua junto com o cálcio, ajudando a manter a densidade óssea.

13. Benefícios do ovo para manter o bom humor
Por ser rico em vitaminas do complexo B os ovos ajudam a manter o humor e atua no controle do estresse, além disso essas vitaminas juntamente com o folato, também encontrado nos ovos, ajudam a promover o bem estar mental e emocional. A lecitina encontrada na gema do ovo também é um estabilizador do humor e outros nutrientes como a cisteína e a metionina ajudam a aliviar processos depressivos.


Informações nutricionais do Ovo

Quantidade por cada 100 g de ovo 

 

Componentes Ovo cru - Ovo cozido - Ovo frito

Calorias  143 kcal  - 146 kcal - 240 kcal
Proteínas 13 g - 13,3 g  - 15,6 g
Gorduras 8,9  -  g9,5  -  g18,6 g
Carboidrato 1,6 g  - 0,6 g   - 1,2 g
Colesterol  356 mg  -  397 mg  -  516 mg
Cálcio 42 mg  -  49 mg  -  73 mg
Fósforo 164 mg  -  184 mg  -  422 mg
Vitamina A79 mcg  -  32 mcg  -  94 mcg

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.